,

» Tv Sorrisi e Canzoni, o retorno de Laura...

5.10.11

Com fotos lindas, a revista italiana 'Tv Sorrisi e Canzoni' publicou uma carta de 'retorno' a qual Laura escreveu a eles e seus leitores. Laura fala de sua ausência, suas mudanças, sua familia e carreira. Confira a tradução na integra disponibilizada pelo site Laura Pausini Brasil:




» veja aqui a carta que Laura escreveu antes de sua ausência.

"Caro sorrisi, se lembra que nos deixamos justamente com uma carta…
E bem sim, já se passaram 2 anos e é inacreditável, para mim, voaram! Tinha mil projetos, mil ambições, mil coisas para fazer que me empurravam para a estar eufórica: queria me inscrever em um curso de decoradora de interiores, em um curso de yoga, queria me inscrever em Arquitetura…

Na realidade o tempo passou muito rápido, como um trem de alta velocidade, como aqueles em que viajei para me mudar de Milão para a Bolonha e depois Roma nos últimos dois anos. Vivi nestas três cidades e procurei viver como queria: simplesmente. Eu devia isso a mim mesma, para aprender alguma coisa a mais, alguma coisa de essencial mas “nova” para mim. Estou contente de ter parado porque tive uma boa parte do tempo que procurava. E aquele para entender que estou pronta para recomeçar. Uma volta com grande vontade e grande energia, pois quero cantar a minha língua ao redor do mundo.
A minha nova turnê durará um ano e parte justo de onde nos deixamos: de Milão dia 22 de dezembro de 2011, exatamente no mesmo lugar e no mesmo dia em que nos despedimos 2 anos faz, no Forum, com o mais belo dos “sorrisos”. Dar-se de presente uma parada de 2 anos é um grande luxo no nosso trabalho, que nunca deixei de considerar uma enorme sorte. E ainda hoje, que estou para partir de novo com a minha música, penso o quanto seja fantástica a aventura que estou vivendo. E que nunca, mas nunca esperei de chegar até aqui.

Quando cantava com meu pai no piano bar, ou na igreja com as minhas amigas, a minha maior ambição era aquela de conseguir continuar a cantar, mesmo que só por hobby. Mas nunca, nunca mesmo pensei de chegar a cantar cada noite em uma cidade diferente do mundo! E, pelo contrário, aqui estou. Com a alegria e o entusiasmo que acompanharam cada novo projeto meu, parto novamente!
Muitos me paravam, me cumprimentavam, me perguntavam se eu estava esperando um filho, mas não parei para isso. Parei para ser A filha… não para fazer UMA filha! E estou bem contente de ter feito e de ter dedicado o “meu” tempo à minha família e às coisas mais queridas que eu tenho.

Na realidade não foram 2 anos de repouso e diversão: quando parei, em dezembro de 2009, comecei rápido a produzir o DVD “Amiche per l’Abruzzo” (que saiu depois no aniversário do concerto, dia 21 de junho de 2010) e que foi o projeto mais difícil que eu já realizei um dia… colocar em um único DVD todas as artistas, mixa-lo, ocupar-me com o meu staff da parte artística, técnica, promocional e legal foi duro, às vezes pensei mesmo em desistir… mas no fim estou contente de não ter me entregado, porque junto à Warner e Panini fizemos um documento do qual, creio eu de verdade, devemos estar todas muito orgulhosas.
Junto às madrinhas (Elisa, Giorgia, Gianna Nannini e Fiorella Mannoia) demos vida à Madraxa, a associação que produziu o DVD e que depois, pelo trabalho de Fiorella Mannoia, que foi uma verdadeira comandante das economias, se ocupou de levar ao destino o lucro da operação, indo mais vezes à Aquila e assumindo para ela algumas responsabilidades notáveis mesmo em nosso nome, que sempre a apoiamos e a agradecemos pelo seu grande empenho. Quando revejo o nosso DVD começo a chorar, não consigo acreditar que fizemos todas nós… juntas…
Ao fim, para os nossos conterrâneos, que ainda hoje vivem no desconforto e que teriam ainda necessidade de ajuda, conseguimos recolher entre o show de Milão e as vendas do DVD 2.947.916, 61 de euros e esperamos que tudo isso possa de algum modo ter ajudado e feito sentir a nossa verdadeira proximidade, o nosso afeto sincero.
Mas depois do DVD consegui parar de verdade. Nunca deixei de pensar na música e no meu público, e de vez em quando aconteceu de interromper o que estava fazendo com Paolo (Carta, guitarrista e companheiro da cantora) começamos a pegar acordes, a escrever novas palavras, novas notas… cantei muito, aproveitando o fato que justamente na casa dos meus pais construí um estúdio de gravação, e todas as vezes que tínhamos uma idéia ou chegava uma nova canção dos autores com os quais colaboro (Daniel Vuletic e Cheope, Niccolò Agliardi, Beppe Dati, Goffredo Orlandi, Simone Bertolotti, Luca Chiaravalli, Massimiliano Pelan, Mateo Bassi) corria para o estúdio para testa-la.

Uma noite enquanto estava adormecendo Paolo estava ainda tocando o piano e ouvi (como já tinha acontecido para “Invece no” em 2008) umas notas que me fizeram levantar da cama… me aproximei dele, liguei o microfone ao computador e comecei a cantar como se a canção já fosse clara para ambos, sem na realidade nos falarmos nada. Um arrepio fortíssimo. O motivo pelo qual não conseguirei nunca me separar da música.
Parei também para refletir, pensei muito e mudei muito. Procurei me consolar em nível pessoal e assim, como não fazia desde quando tinha 17 anos, fiquei ao lado dos meus pais e da minha irmã justo quando ela se tornava mãe. Mas fiz também novas reflexões profissionais. Quis pensar bem no meu passado, na minhas colaborações. Penso que devo muito ao meu passado, porque me levou a ser a mulher que sou hoje, mas sentia que havia necessidade de uma mudança, tinha necessidade de estímulos, de novos momentos de comparação, os encontrei e estou muito contente.

E é nesse pressuposto que nasceu "Inedito", que talvez se chame assim justo porque nasce de uma personalidade minha "inedita". No nosso mundo correr, estar com pressa, trabalhar de maneira convulsiva, é a norma.
Desta vez quis ter tempo de fazer as coisas com calma. Fiz 74 pequenos testes para chegar a escolher 14 canções. Procurei novamente algumas colaborações importantes e pude seguir com maior disponibilidade tudo aquilo que envolve um trabalho como o meu. O resultado é um disco íntimo, com muitas novidades e, sinceramente, não vejo a hora que possam ouvi-lo e perceber se vocês vão gostar.
É o meu décimo primeiro álbum, e é por isto que quis brincar um pouco com o número 11, é por isto que a cada dia 11 desde o início do ano festejamos, com todos os fãs que me seguem, a chegada de uma novidade, e é por isso que o CD será publicado em todo o mundo dia 11/11/2011.
É um disco muito profundo, feito de canções que falam de mim e daquilo que espero, daquilo que conheço, daquilo que me assusta, daquilo que me dá alegria. Se abre com uma canção que se chama "Benvenuto" que talvez já aconteceu de vocês ouvirem no rádio. É uma saudação, um convite, um novo modo de dizer que ser autêntico hoje é a melhor coisa de todas. Também o vídeo fala de um "retorno" às coisas simples. Porque é bom recordar sempre quem somos e que são as coisas mais simples que nos permitiram nos tornar as pessoas que somos.

Que sejam bem vindas as pessoas verdadeiras, ou seja, com os seus defeitos e seus medos: aprendi isso procurando a comparação contínua com os outros e permanecendo finalmente, depois de tanto viajar, parada por dois anos na minha muto amada Itália.
Somos todos muitos preocupados em aparecer, em se mostrar, em não errar, em fazer escolhas certas. Não concordo com tudo isso ou de algum jeito não gosto mais disso. E é isso que quero cantar agora. A emoção, a autenticidade, o erro, o renascimento, a coragem, a tentativa, são as coisas que aprendi a amar mais ainda.
As coisas não mudam se você não muda o modo de olha-las. Eu, embora teimosa, tive que mudar de idéia, procurar um outro ponto de vista. Com a coragem de parar e a grande vontade de recomeçar. A minha nova canção quer motivar quem parou e quer tentar de novo. Bem vindo então a quem saber retornar. Eu estou aqui.

Sinceramente

Laura Pausini"

Fonte: Laura Pausini Brasil

Você também pode gostar...

0 comentários

INCREVA-SE NEWSLETTER

Receba um e-mail a cada nova postagem! Seu e-mail nunca será divulgado.

+ Lidas

Instagram Oficial