10 Anos de 'Resta In Ascolto'!

22.10.14


RESTA IN ASCOLTO é o oitavo álbum de estúdio, gravado também em língua espanhola intitulada ESCUCHA e ambas as versões foram lançadas no mercado no dia 22 de Outubro de 2004 em 40 países.

O álbum recebeu inúmeras premiações, dentre elas as mais notáveis foram o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Vocal Pop Feminino" no ano de 2005 e o Grammy Awards na categoria "Melhor Álbum Pop Latino" no ano de 2006, tornando Laura Pausini a primeira italiana a conquistar o prêmio. Ambas as premiações foram obtidas com a versão espanhola do álbum.

RESTA IN ASCOLTO/ESCUCHA marcou uma mudança artística na trajetória de Laura Pausini, que pela primeira vez se mostrou moderadamente agressiva, deixando para trás os textos românticos que marcaram sua carreira desde o início, onde a própria Laura declarou que queria um estilo mais concreto.

Laura Pausini está presente na autoria da maior parte das músicas do álbum, mas também houve colaborações de outros artistas como Biagio Antonacci, que é autor da canção VIVIMI/VIVEME , Vasco Rossi, que junto com Gaetano Curreri e Saverio Grandi, escreveram BENEDETTA PASSIONE/BENDECIDA PASION , e da Madonna, que cedeu à Laura a canção Like A Flower, adaptada para MI ABBANDONO A TE/MI ABANDONO A TI, onde a própria Pausini fez a adaptação para o italiano e para o espanhol . Entre os outros autores presentes no álbum estão Cheope, Daniel Vuletic, Cesare Chiodo e Antonio Galbiati.

As músicas contidas no disco foram criadas cerca de dois anos antes da sua publicação, logo após o fim do relacionamento de Laura com Alfredo Cerruti (até então seu noivo e empresario), e falam da desilusão, da amargura, da raiva, da sua vontade de independência e de autonomia que são elementos característicos em muitas canções no álbum.

» SINGLES


O primeiro single RESTA IN ASCOLTO/ESCUCHA ATENTO, é uma canção pop de amor, caracterizada por uma forte energia e por uma leve sutileza de rock. O videoclipe da música foi lançado nas versões: em italiano e em espanhol, e suas gravações foram efetuadas no final de Abril de 2004 nas cidades de Los Angeles (entre Hollywood, Venice e Vasquez Rocks) e Santa Mônica, nos Estados Unidos. O video foi gravado sob a direção de Paolo Monico. As cenas com vistas aéreas foram registradas com helicóptero em voo sobre as montanhas de Vazquez Rocks e para esse trabalho foi contratado um piloto de produções cinematográficas. Laura Pausini indo contra os concelhos dos produtores, não aceitou o uso de uma dublê e gravou pessoalmente até mesmo as cenas mais perigosas em cima das montanhas.

ITALIANO

ESPANHOL


O segundo single VIVIMI/VIVEME é uma canção de amor melódica e intimista escrita pelo cantor e compositor italiano Biagio Antonacci. "Biagio esteve muito próximo de mim quando eu estava sofrendo, então foi um dos primeiros a perceber o momento no qual me senti pronta para amar novamente. Quando ele escreveu esta canção não foi preciso lhe dizer o que eu queria, nos entendíamos de imediato. Não é por acaso que essa é a canção mais "pausiniana" do disco." disse Laura. As gravações do videoclipe feitas efetuadas em Novembro de 2004 na cidade de Veneza, na Itália, sob a direção de Gaetano Morbioli. O cenário utilizado para a gravação foi um salão do palácio Ca' Zenobio degli Armeni. No video são retratados dois ambientes: o backstage de um concerto, representado por um longo corredor e pela escuridão de um camarim, e um amplo salão, que com sua luminosidade representa mais um ambiente mental do que físico. O primeiro representa a parte física da música, e o segundo a sua dimensão mágica e emocional. Passando de um ambiente a outro, Laura faz uma viagem física e íntima, que a leva para um mundo de sensações, nas quais a música se torna pura emoção, protagonista absoluta da cena.

ITALIANO

ESPANHOL



COME SE NON FOSSE STATO MAI AMORE/COMO SI NO NOS HUBIERAMOS AMADO foi o terceiro single do álbum. Uma canção mais forte, que fala de desilusão e raiva. O videoclipe ficou também sob a direção de Gaetano Morbioli e suas gravações foram efetuadas no final de Março de 2005 em Paris (França) durante a turnê World Tour 2005. Laura, apenas em companhia de um violão, é a protagonista absoluta do videoclipe, que é focado em uma história de amor acabada. O ambiente escolhido foi uma fábrica vazia e abandonada, que representa metaforicamente o seu estado de espírito. No início do vídeo, ela canta em modo íntimo, recolhida na escuridão riscada apenas pela luz que passa pelas janelas, mas ao passo que o ritmo da canção aumenta, tudo muda, nela e entorno a ela: a sua energia explosiva contagia o ambiente que torna-se vivo e agitado, abrem-se rachaduras nas paredes e a penumbra do início é iluminada por feixes de luz.

ITALIANO

ESPANHOL


O quarto single extraído do álbum é BENEDETTA PASSIONE/BENDECIDA PASION uma canção ao estilo rock, falando de momentos que nos levam a lembrar um amor que não nos faz tão bem. O videoclipe também dirigido por Gaetano Morbioli, Laura interpreta a canção sentada em uma sala onde as paredes são cobertas por milhares de fotos em preto e branco. Se alternam imagens de alguns concertos da cantora durante várias etapas da turnê World Tour 2005.

ITALIANO

 ESPANHOL


» EDIÇÕES ESPECIAIS


Limited Edition é uma edição especial que traz além do CD padrão, 
encarte especial e um DVD contendo: 
Prendo te (videoclipe)
Resta in ascolto (videoclipe)
Resta in ascolto (backstage)
Escucha atento (videoclip)
 Making of photoshoot
De tu amor (videoclip) (versão espanhola de I Need Love, do álbum From The Inside)
On n'oublie jamais rien, on vit avec (videoclip) (dueto com Hélène Segara)
EPK (Electronic Press Kit)


Escucha (CD+DVD) além do CD, a edição acompanha
encarte especial e um DVD contendo:
Prendo te (videoclipe)
Resta in ascolto (videoclipe)
Resta in ascolto (backstage)
Escucha atento (videoclip)
 Making of photoshoot
De tu amor (videoclip) (versão espanhola de I Need Love, do álbum From The Inside)
On n'oublie jamais rien, on vit avec (videoclip) (dueto com Hélène Segara)
EPK (Electronic Press Kit)

Escucha (CD+DVD) além do CD, a edição acompanha um DVD contendo:
Escucha atento (videoclip)
Víveme (videoclip)
Como si no nos hubiéramos amado (videoclip)
Escucha EPK (Electronic Press Kit)


» GRAVAÇÃO

A gravação do álbum ocorreu em diversos estúdios da Itália, Inglaterra e nos Estados Unidos: 

New Logic Studio (Milão)
Nautilus Studio (Milão)
Air Lyndhurst Studio (Londres)
Studio Impatto (Bolonha)
Abbey Road Studios (Londres)
Shabby Road Studios (Londres)
Whitfield Street Studios (Londres)
The Chill Building (Santa Mônica)


» MÚSICOS

Dado Parisini: piano, teclados, bateria
Celso Valli: piano, teclados
Max Costa: teclados, bateria
Ricky Nowels: teclados
Charles Judge: teclados, cordas
Cesare Chiodo: baixo elétrico, guitarra acústica, piano, teclados
Rusty Anderson: guitarra elétrica
Gabriele Fersini: guitarra elétrica
Emiliano Fantuzzi: guitarra elétrica
Vincenzo Rende: guitarra elétrica
Massimo Varini: guitarra elétrica, guitarra acústica
Riccardo Galardini: guitarra acústica
Paolo Gianolio: guitarra acústica
Michele Vanni: guitarra acústica
Daniel Vuletic: guitarra acústica
Paolo Costa: baixo elétrico
John Themis: baixo elétrico
Alfredo Golino: bateria
Pier Foschi: batteria
Ian Thomas: bateria
Carlos Alberto Perez: percussão
Louis Conte: percussão
Stefano Cantini: saxofone
Marco Tamburini: trompete
Roberto Rossi: trombone

Você também pode gostar...

0 comentários

INCREVA-SE NEWSLETTER

Receba um e-mail a cada nova postagem! Seu e-mail nunca será divulgado.

+ Lidas

Instagram Oficial