» Entrevista ao CorriereDellaSera.

11.2.10

O site do jornal italiano "Corrieri Della Sera" fez uma entrevista com nossa italiana. E trazemos aqui com exclusividade a tradução da entrevista na integra. Confira:

“Por um ano, chega de tour”

Laura Pausini: quero ficar em casa para fazer um filho, e não só isso. Tenho 35 anos e não sei nem pagar uma conta.”

A 42 meses ela viaja com a sua turnê, uma marcha triunfal em 16 datas, todas sold out, de Buenos Aires ao Rio de Janeiro; de Montreal à Cidade do México. Uma parada em Las Vegas para o Grammy Latino, e, enfim, retorno à Itália, onde em 13 de novembro, em Rimini, inicia novamente a turnê italiana. Doze shows para acompanhar o novo cd-dvd, Laura Live. Ao lado dela, como uma sombra, o namorado; o guitarrista Paolo Carta. Uma história, como vocês verão, que já é um casamento. Na rede é um delírio de vídeos, todos criados sobre a história de amor deles com fotos “paparazzadas”. Afetuosos, entusiastas, brincalhões. “Conheço os meus fãs”, diz a cantora. “Tenho contatos cotidianos com eles no site. Agora estão convencidos de que eu deva me casar, formar uma família e eles virarem tios. Quanto ao tempo, decidirei com o Paolo; mas é bom saber que se eu parar, eles não me abandonarão”.

Fizemos a entrevista pelo Skype. Laura Pausini, do seu hotel em Nova Iorque, invade meu computador. Sem maquiagem, camisetão cinza, os cabelos escorridos, frescos do banho. Se agita, ri, e de vez em quando se irrita com o “z” romagnolo. A tela não consegue conter a sua vivacidade. Ao mesmo tempo, esvaziamos o campo. Circulam rumores de uma gravidez. Está esperando um filho?
Se estivesse, já teria gritado aos quatro ventos. Odeio mentiras. Lamento, mas não estou. Não estou querendo uma criança a todo custo, mas espero que um dia aconteça. Caso contrário, digo daqui a dez anos.

Então...
A realidade é menos romântica, engordei cinco quilos, e eles vão todos para os seios e para o bumbum. Um desastre. O problema é que quando estou em turnê, a cada 2 duas mudo de fuso horário, além dos voos de até oito horas. À noite o show, à tarde as entrevistas... daí acabo comendo em horários impossíveis ou no avião. E durmo com dificuldade: mudança de cama, de travesseiro...

Você já deveria estar acostumada com isso.
Verdade. Realmente, quando fico em casa por mais de uma semana, acabo ficando intolerante. Mas agora estou decidindo não viajar por um ano. Estou cansada, e depois me dou conta que devo entender as coisas da vida normal.

Por exemplo?
Vida cotidiana, o que significa estar em função das coisas de casa. Como pagar uma conta, ir ao banco. Antigamente não era problema, mas agora me incomoda não saber essas coisas. Chega a ser estranho que, aos 35 anos, eu tenha que perguntar o que é o ICI (Imposta Comunale sugli Immobili) , eu não sei o que é.

A sua última música, 'Con la musica alla radio', fala exatamente sobre uma casa. Uma casa que deve ser pintada.
A cena que eu conto na música aconteceu de verdade. Estávamos eu e o Paolo sentados no chão, no meu apartamento em Milão, cheio de caixas, tendo que pintar tudo, tendo que recomeçar tudo. Mas com uma diferença: não coincide com um novo início da minha vida pessoal, porque namoro a quatro anos. Digamos que coincide com o fato que pela primeira vez estarei parada por um ano. Para muitos pode parecer pouco importante, mas para mim é. Estou em um momento único da minha vida, assustada e fascinada com essa escolha que faço. Trabalho desde nova, mas o fato de eu estar me dando conta de que às vezes eu preciso dizer não foi uma grande descoberta.

Na música há uma outra frase, “diga-me que sim, mesmo que aqui só tenha uma mesa como altar”. Uma declaração.
E esta é uma coisa que eu ainda não posso realizar, com os tempos da burocracia italiana, as leis italianas... não posso me casar quando quiser. Mas não tenho pressa, estou feliz assim também. (Paolo Carta teve um casamento no seu passado, do qual nasceram dois filhos, ndr).

De qualquer modo, uma frase profética.
Esperemos! Muitas das minhas músicas não foram. Infelizmente não poderei me casar em uma igreja, mesmo assim espero que haja um altar me esperando. Mas não é algo iminente. Ao mesmo tempo estamos muito felizes, basta-nos nossa casa como altar, já é como se fôssemos casados.

É verdade que à noite você expulsa Paolo da cama para compor suas músicas?
'Invece No' nasceu assim. Tenho que acordá-lo, porque não toco nenhum instrumento; já ele, toca todos. Mas eu acordo ele docemente.

É um homem paciente.
Tenho muita sorte. É o meu oposto; eu sempre inquieta; ele, sempre calmo e sereno. Paolo tem dez anos a mais que eu, já realizou muitas coisas na sua vida, e tem certezas que tem consigo no seu percurso. Eu conheço muito bem uma parte de mim, que é de trabalhadora dedicada, da pessoa energética que não perde o ânimo, mas não conheço muito bem o equilíbrio. Procuro-o desde sempre, às vezes pareço tê-lo encontrado, depois assim que começo a viajar, eu logo o perco. Tenho medo de errar comigo mesma, de não dar a mim as oportunidades certas para crescer.

Você viaja por todo o mundo. Que impressões tem-se de fora da Itália?
Ainda bem que tem internet, e posso ver todos os jornais, de todas as inclinações políticas. Mas se eu lesse só os jornais estrangeiros, não poderia dizer que a Itália é bem representada. Fala-se só de Noemi, da D’Addario e hábitos sexuais de nossos políticos.

Debocham de nós?
Sim, com certeza. A realidade é esta. Em todos os jornais, em todas as nações. Somos frequentemente associados àquilo que acontece em nosso país: somos medíocres, burros, pensamos só em comida, em sexo, em mulheres. Nos programas de TV, mesmo naqueles mais sérios, onde se deveria falar sobre cultura, há entrevistas a pessoas que contam como vão pra como com o nosso primeiro ministro. Há muitos italianos que poderiam ser entrevistados, e eu estou falando de cientistas, médicos, e também de políticos; mas esses nunca viram notícia. Não acho que seja justo. Sobre o nosso espetáculo dedicado ao Abbruzzo, somente a Paris Match fez um especial. Deveria ser notícia o fato de 50 cantoras se unirem para recolher quase 1,5 milhões de euros para as vítimas do terremoto! E não é notícia o fato de que a Itália inteira se mobilizou pelo Abbruzzo? Estas são notícias que falam do caráter de uma nação. Mas preferem falar sobre os lençóis de um quarto.

Exatamente, o dinheiro que vocês arrecadaram com o show “Amiche per l’Abbruzzo”. Você tem certeza que esse dinheiro terá um bom fim?
Já tiveram um bom fim. Nós o destinamos para a reconstrução da escola Edmondo De Amicis, e 20% à ONG “Vamos ajudá-los a viver”, que se ocupa principalmente da reconstrução de Onna.

Porque não repetir a iniciativa, já que houve sucesso?
É o meu sonho. Queria lançar o dia 21 de junho como um encontro fixo, e sempre ligado a uma causa beneficente. Falei com algumas de minhas colegas, e sei que elas me apoiarão. Terei que encontrar uma cidade que me acolha, que me ajude a organizar, e pessoas que trabalhem de graça. Uma coisa difícil, mas a mim as coisas fáceis não agradam. No momento estamos trabalhando no DVD do show de San Siro, o qual queria apresentar exatamente em 21 de junho.

Na estação passada, você foi convidada tanto do “Amici” quanto do “X Factor”. Qual você prefere?
Gosto dos dois, são programas muito parecidos. Se esses shows de talentos encontram talentos de verdade, como foi com Giusy, Marco Carta, Noemi, Alessandra Amoroso, que seja, bem vindos. Se eles se baseiam só no aspecto físico e na procura de audiência, que nem sempre equivalem à qualidade artística, acabam me entediando. É importante que esses jovens entendam se realmente querem ser cantores ou se querem só ser famosos. Se a resposta for a segunda, melhor deixar pra lá.

Em “Amici”, você imitou Marini e (Anna) Oxa.
Não sou tão boa, mas sempre me divertiu. Comecei desde pequena, imitando Enzo Tortora.

Fiorello é um mestre do gênero. Já fez um dueto com ele?
Já cantamos juntos várias vezes. Neste verão fui encontrá-lo na sua casa em Sardenha, foi muito legal. Nós nascemos no mesmo dia, 16 de maio, assim como o (Claudio) Baglioni. Sinceramente, não me desagradaria fazer algo com ele. Por enquanto, falamos de brincadeira; mas quando eu “crescer”, veremos.

É engraçado escutar você dizendo “quando eu crescer”...
Tem razão. Mas eu vivo exatamente como quando eu tinha 18 anos. Por isso, ou eu paro e entendo como vai a vida, ou por aqui um momento de desequilíbrio.

Uma curiosidade que eu sempre tive: Naquele “Scherzi a parte” fizeram uma pegadinha acusando você de ter roubado uma calcinha. Agora que se passaram 10 anos, pode dizer: você sabia?
Agora me vem certa ânsia só de falar. Não é possível que eu fosse tão ingênua, caí como um patinho. Fiquei mal, a brincadeira durou quase 6 horas, vomitei, descontei tudo em um chute e acabei com uma luxação no dedo do pé. Por um ano inteiro não entrei em loja nenhuma, era um pesadelo. Eles foram bons com os detalhes, a minha sósia tinha uma bolsa Fendi, que foi feita só para mim, haviam tirado ela de mim.

É verdade que você tem uma paixão pela moda?
Desde sempre. Estudei em uma escola de desenho e cerâmica, amo tudo que tem relação com a arte. Mas quando eu pesava realmente muito, e estava na faixa dos 70 quilos, era muito ruim pra mim me vestir. Ficava intimidada, se você é curvilínea como eu, corre o risco de ficar vulgar. Devo agradecer ao senhor Armani, que me colocou sobre seus cuidados e desenhou roupas que me ajudaram a me sentir à vontade. Hoje me sinto mais desenvolta, gosto muito de misturar criações dos jovens com grandes nomes da moda.

Com quantas malas você viaja?
Sete. Mais dois baús para o espetáculo. Nesses dois meses atravessei todas as estações, e considere que eu tenho que fazer serviços fotográficos para os jornais estrangeiros. Portanto, nas malas, tenho trocas de roupas associadas aos sapatos e às jóias, que depois são acessórios de rock, braceletes, correntes. Gosto muito daqueles de Ioseliani e outros como Pianegonda. A organização das malas é um desastre, porque faço-as com Marzia, a minha assistente. Não confio elas a outras pessoas.

Notei que você frequentemente usa pulseiras.
Sim, são muito convenientes nos shows, porque, no máximo, tenho 50 segundos para me trocar totalmente. Há quem me ajude a colocar as roupas, os sapatos; eu fico com a parte de cima, como brincos e braceletes. E os fechos com velcro são fundamentais. São coisas que você aprende com o tempo. Nos primeiros anos, eu levava 2 minutos para me trocar. Demais.

Como são decididas as roupas para um espetáculo?
Preparo um rascunho, e os arranjos eu mostro ao meu estilista Francesco Frederico. Com o direto de fotografia, escolhem-se as cores nas quais investir. Nessa tour, por exemplo, o esmeralda e o azul. É importante fazer o estilista entender que para para uma certa música, você precisa de um look em particular. O cenário e as roupas são partes essenciais do espetáculo, fazem a diferença, dão dinamismo. Vou em lugares onde, no dia seguinte, cantam Lenny Kravitz, Alicia Keys, Witney Houston. Quero que os meus shows tenham a mesma qualidade dos deles. Mas vocês os verão no meu novo DVD, Laura Live. Cada música foi gravada em uma cidade diferente, de Helsinky a Lima.

Você não tem caprichos de diva?
Eu não diria caprichos, mas não sou paciente.Me irrito seriamente se não acontecem coisas que não podem ser feitas, ou se não são bem feitas. Por muitos anos pensou-se que eu fosse boazinha demais. É verdade que eu me afeiçôo às pessoas, sofro se elas sofrem, fico feliz se elas estão felizes, mas também não sou uma tenho sangue de barata.

E quando Laura Pausini se irrita, o que acontece?
O fato é que eu vivo na ânsia de não dar aquilo que recebi. E é o motivo pelo qual não parei nestes anos; pensando, talvez errando, que quanto mais trabalho e me dedico com seriedade a este trabalho, mais pago às pessoas por aquilo que elas me deram. Uo nunca sonhei em ficar famosa, eu sonhava em trabalhar em piano bar, não posso faltar com respeito às pessoas e à sorte que tive. Somente se fiz tudo aquilo que devia é que consigo dormir e viver tranquila.

Também na sua vida privada é exigente consigo mesma?
Com certeza!

Que saco!
Eu sei. Mas se sou exigente comigo mesma quer dizer que também dou muito. E creio que as pessoas que estiveram comigo tiveram muito amor. No fim das contas, somos sempre nós mulheres a dar, dar, dar...

É importante a você agradar aos outros?
É muito importante agradar ao meu namorado. Se não o agrado, não me sinto bonita, valorizada.

Uma última pergunta. Se lhe dissessem que você é uma estrela pop nacional, como responderia?
Eu ia adorar! Se é assim que quiseram, assim o serei. Para sempre.

Por 'Cristiana di San Marzano'
03 novembro 2009

originalmente postado dia 08/11/2009
Fonte: Corrieri.It / OBRIGADO MESMO a Isabela Fruet nossa tradutora!

Você também pode gostar...

0 comentários

INCREVA-SE NEWSLETTER

Receba um e-mail a cada nova postagem! Seu e-mail nunca será divulgado.

+ Lidas

Instagram Oficial